Home » , » [Boletim] Entenda o processo de postagem!

[Boletim] Entenda o processo de postagem!

Por Leo BFB em 25 de julho de 2017 | 25.7.17


Olá, caros leitores!
 Neste post pretendemos mostrar e explicar o processo de postagem dos episódios no iTunesMaxHD, e por que muitas vezes ele demora. Muitos não têm noção do cuidado que temos com a postagem e o tempo que esse processo leva. Mas primeiro, é preciso entender a diferença entre os formatos Web-Dl, Web-Rip e HDTV que disponibilizamos: 
  • Os episódios em Web-Dl são os episódios com a qualidade original do iTunes, ou seja, não sofrem perda de qualidade (exceto quando são convertidos), e não possuem nenhum tipo de logo por cima. A postagem em Web-Dl é dual, tendo sempre duas opções de áudio: o original e o dublado;
  • Os Web-Rip são episódios gravados ou baixados de algum serviço de streaming (por sua maioria não há perda de qualidade, mas o Web-Dl é sempre preferível), recorremos a esse formato quando não há Web-Dl disponível. A postagem em Web-Rip pode ser tanto dual como apenas dublada;
  • Postagens em HDTV são aqueles gravados, na maioria das vezes, diretamente da TV com uma placa de captura (raramente são pegos de outros sites). As novelas e programas de origem latina não lançados nos EUA são postados nesse formato. A postagem em HDTV tem apenas uma opção de áudio: o dublado.

Agora, confira o passo a passo de cada um desses formatos:

WEB-DL/WEB-RIP: Passo 1 - Obtendo o episódio

Esta parte não tem mistério, simplesmente encontramos os arquivos em sites, muitas vezes através Google e sites de torrent. Sendo assim, alguns são bem difíceis de se encontrar. O download é sempre realizado na versão 1080p (FHD), mas quando esta não está disponível, recorremos a versões 720p.



WEB-DL e WEB-RIP: Passo 2 - Gravando o episódio

Para a gravação, analisamos as grades dos canais mensalmente, comparando os nomes dos episódios que serão exibidos de cada série para descobrir os horários das estreias.  Assim, nos dias marcados, precisamos fazer a gravação do programa em questão.


WEB-DL e WEB RIP: Passo 3 - Gravação do áudio

Para isso, existem dois modos que são atualmente utilizados pelos postadores do blog para conseguir o áudio dublado dos episódios:
O primeiro é realizar a gravação do áudio da TV através do gravador de voz do próprio Windows ou programa externo como Audacity. É importante destacar que, para tal, é necessário um cabo  P2 para RCA (este da imagem acima). Após a conexão e configuração, é simples realizar a gravação do áudio, apenas com um clique em um botão. Uma vez que com esse método está sendo realizada uma gravação de áudio, precisamos assistir o episódio inteiro para capturar, e renderizar o áudio depois disso.
O segundo meio é utilizado conectando-se um pendrive no aparelho de canais e salvando a gravação diretamente nele, mas para isso, o receptor precisa realizar o processo e não pode codificar a gravação, o que a torna impossível de reproduzir no computador. Esse processo é menos usado pois poucos membros da equipe conseguem utilizar-se dele.


WEB-DL e WEB-RIP: Passo 4 - Sincronização

Para a sincronização, costumamos utilizar o Sony Vegas ou o Movie Maker, onde adicionamos o episódio que baixamos e o áudio dublado do qual realizamos a gravação. Agora, cortamos os comerciais e nos certificamos de que o áudio esteja marcando com o vídeo. Sincronização completa, renderizamos o episódio em um arquivo de áudio.


WEB-DL e WEB-RIP: Passo 5 - Remasterização

Com o áudio dublado sincronizado e o vídeo do iTunes (que chamamos de raw) em mãos, chegamos ao MKVmerge. Neste programa, nós carregamos a raw e seu áudio original, e adicionamos uma nova trilha de áudio, a faixa dublada. Definimos ela como principal, e o programa gera o arquivo dual em .mkv que pode ser encontrado nos posts.


WEB-DL e WEB-RIP: Passo 6 - Outras qualidades

O HandBrake é utilizado para realizar a conversão do episódio 1080p para outras versões, como 720p ou 480p (conforme a escolha do postador). Este processo leva em torno de 15 minutos para ser realizado. Tendo feito a conversão, o arquivo é colocado em .rar e o episódio já estará pronto para upload, que pode demorar desde 30 minutos até 3 horas em uma versão FHD, variando de acordo com o tamanho do arquivo e a internet de cada postador. 



Gravações em HDTV, gravadas direto da TV Brasileira. Utilizamos este método nas novelas da Disney e Nick, como Eu Sou Franky, Sou Luna, a futura Vikki RPM. Confira um pouco sobre como fazemos:

HDTV: Etapa 1 - Efetuando a gravação

A gravação é feita por meio de uma placa de captura (utilizamos a Avermedia EzRecorder 130). É necessário um HD externo conectado à placa para armazenar as gravações.
Resultado de imagem para placa de captura ezrecorder 130Resultado de imagem para placa de captura ezrecorder 130

HDTV: Etapa 2 - Edição


Com a gravação pronta, carregamos o arquivo no programa de edição Avidemux, para cortar os comerciais. Ele salva o episódio editado em questão de minutos (cerca de 5 a 10).






HDTV: Etapa 3 - Convertendo o episódio

A conversão é essencial quando o episódio for postado em HDTV porque, geralmente, a gravação de um episódio em 1080p de 45/50 minutos resulta em um arquivo de aproximadamente 3,5 GB. Após a conversão, o arquivo é comprimido para 1,70 GB. Este processo demora em torno de 1 hora, e também é o mesmo para as gravações de 22 minutos, que costumam baixar de 1,5GB para os tradicionais 800/900MB das versões FHD do iTunesMaxHD. No meio disso também fazemos as qualidades alternativas, como SD e HD.




HDTV: Etapa 4 - Upload


O upload é a parte mais demorada do processo de postagem. Dependendo do tamanho do arquivo, o upload pode levar até 2 horas!


O processo de gravação para a versão HDTV também pode ser considerado Web-Rip, quando gravado de algum serviço streaming, como a Netflix utilizando a placa de captura.

Se tudo isso não foi o suficiente para que as postagens demorem, podemos também considerar eventuais imprevistos, como:
  • Podem ocorrer falhas de sinal na gravação;
  • Pode acontecer de perdermos a exibição e ter de esperar a reprise;
  • O mau funcionamento da internet pode atrasar o upload;
  • Incidentes como a falta de energia podem atrapalhar o processo;
  • Até mesmo por compromissos pessoais podem atrasar a postagem (considerando que temos uma vida fora do blog se você achava que não).
A Equipe iTunesMaxHD agradece a compreensão, e lembra que nosso prazo de postagem é até 7 dias após a exibição na TV dos episódios, caso não ocorram imprevistos no processo.

Este artigo foi uma colaboração entre os postadores Jéssica Kasper e Leo BFB